Enter your keyword

PLANO PASTORAL 2023-204

A alegria da evangelização leva-nos a embarcar num novo ano, abrindo um horizonte flanqueado em relação àquilo que há de vir, “evitando, deste modo, permanecer amarrado a um passado, mesmo que este tenha sido de enorme alegria” (Vítor José Novais, A Proposta da Esperança Cristã Hoje).

A missão da Paróquia consiste em disseminar a Boa Nova de Jesus Cristo, sendo que a planificação pastoral, resultante de um processo longo de observação, conversação e reflexão, é o princípio necessário e imprescindível para a realização de tal empreitada, com todos e para todos. Perante as mutações sociais e religiosas, tão potenciadas pela doença Covid-19, que metamorfoseou as comunidades paroquiais, e por outras realidades endógenas à própria Igreja e das quais todos nos envergonhamos, impera saber implementar, com a ajuda do Espírito Santo, um planeamento pastoral como ferramenta crítica que nos ajude a compreender a nossa tarefa enquanto harmonizadores dos recursos disponíveis para satisfazer as necessidades do povo de Deus, que nos foi confiado.

Contamos, no presente ano pastoral e para esta missão que nos é reservada, com a colaboração de um novo sacerdote, a quem acolhemos de braços abertos e coração escancarado, o Sr. Pe. Rafael Gonçalves, que assumiu, entre nós, a função de Vigário Paroquial. Mas, muitos outros homens e mulheres, empenhados e penhorados no amor, encarnam a prioridade na ação representativa da ternura de Jesus Cristo, pois participam do Seu sacerdócio eterno, e são, como refere o Papa Francisco, aqueles que se encontram “na linha mais avançada da vida da Igreja”.

A cultura do planeamento trouxe-nos até ao ponto em que nos encontramos. Agora, estamos na fase do fazer acontecer. Este novo ano pastoral, que se abre com esta nota, será o tempo da concretização. Desejamos, ardentemente, lançar a obra de reabilitação e ampliação do Centro Paroquial. Trata-se de um sonho, envolto em panos humedecidos por suor e lágrimas, que agora começa a florir, como a semente lançada à terra, depois de longos e rigorosos invernos. Continuamos apostados no rejuvenescimento dos movimentos de apostolado, na beleza da liturgia e no Caminho de Páscoa em que queremos, a todo o custo, colocar a nossa tão antiga e sempre bela paróquia de São João Baptista de Vila do Conde.

Confiamos este belo mapa de trabalhos ao cuidado de Nossa Senhora, depositando nas suas mãos cada uma das nossas esperanças, para que as leve ao Pai, afim de serem, na unidade trinitária, transfiguradas em bênção derramada no coração de cada um de nós!

Pe. Paulo César

Pe. Rafael Gonçalves

________________________________________________________________________________________________________________________________________

Este Ano Pastoral de 2023/2024 a Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde, disponibiliza o PLANO PASTORAL PAROQUIAL online e em formato digital (ICS).

Quem desejar importar o Plano Pastoral para o seu calendário pode fazer o download do ficheiro disponível para configuração manual. Os procedimentos são os seguintes.
1 – Entrar na conta Google e aceder à zona dos calendários.

2 – Clicar em adicionar outros calendários e aceder a Importar.

3 – Na janela seguinte clicar em Selecionar ficheiros do computador e seleccionar o ficheiro ICS que disponibilizamos, AQUI, e finalmente em Importar
(Certifique-se que tem a sincronização de calendário ativa no telemóvel para que possa aceder ao plano pastoral a partir deste.)

Também poderá subscrever o Plano Pastoral através do telemóvel clicando AQUI!

Será encaminhado para um ecrã semelhante ao da imagem seguinte e deverá pressionar o “botão” assinalado.

No ecrã seguinte, selecionar a opção ADICIONAR.

Os utilizadores que fizerem a subscrição do Plano Pastoral ficam automaticamente com o calendário atualizado, pelo que não é necessário qualquer tipo de procedimento.

Caso o calendário Google não atualize de imediato deverá verificar se está ativa a sincronização nas definições da aplicação.