Batismo

O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. (Cf. Concílio de Florença, Decretum pro Armenis) «O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra» (CatRom 2, 2, 5, p. 179).

A marcação de batismos, deverá ser feita pelo menos com um mês de antecedência e é necessário a seguinte documentação:

Fotocópia do registo de nascimento da criança

Caso a criança não resida na Paróquia de Vila do Conde deverá acompanhar o processo a respetiva autorização para batismo obtida na paróquia de residência.
Se os padrinhos, não forem residentes na Paróquia de Vila do Conde deverão obter uma Declaração de Idoneidade junto do seu pároco.
Os batismos são comunitários na Igreja Matriz e podem ser celebrados no ultimo Domingo, de cada mês, no final da eucaristia das 11h00, aproximadamente às 12h00. Para se revestir da dignidade que se impõe a esta Sacramento, o Batismo será acompanhado de Celebração da Palavra.
Embora seja horário pré definido deverá confirmar com o cartório a eventualidade de uma alteração.
Se pretende celebrar o batismo noutra Igreja ou Capela da Paróquia, bem como num horário diferente dos pré definidos, deverá obter a respetiva autorização junto do Pároco. No entanto deverá ter em conta que necessitará de contatar um Sacerdote para a realização da cerimónia.