Igreja Santa Clara

Monumento Nacional – Templo do século XIV pertencente ao Convento de Santa Clara, de estrutura gótica, com alguns acréscimos renascentistas. Planta em forma de cruz latina, de uma só nave, transepto e abside. Os tetos da nave e do transepto estão revestidos de formosos caixotões dos fins do século XVII, cuja talha é considerada das mais belas do país no seu género e época. A capela-mor apresenta um arco profusamente decorado e abóbada polinervada. Na Capela dos Fundadores – do século XVI – encontram-se os túmulos -Monumento Nacional do Infante D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, em pedra de anca, considerados das mais belas obras de escultura tumular em estilo manuelino. Nos braços do transepto admiram-se mais duas arcas tumulares: a de D. Fernando de Meneses e da sua esposa D. Brites de Andrade e a de D. Brites Pereira, filha de D. Nuno Álvares Pereira.

Visitas mediante marcação prévia pelo telefone 252 640 810 ou ainda através do endereço de e-mail paroquiaviladoconde@arquidiocese-braga.pt

NOTA: As visitas à igreja estão condicionadas às cerimónias de culto.